CRM e SINDMED emitem nota sobre paralisação parcial de médicos das UPA’s

CRM e SINDMED emitem nota sobre paralisação parcial de médicos das UPA’s

Nesta terça (02), o CRM-MA (Conselho Regional de Medicina do Maranhão) e o SINDMED (Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão) se uniram para emitir uma nota, dando detalhes sobre reuniões realizadas com o poder público, na tentativa de acabar com a greve parcial dos médicos na região metropolitana.

No dia 28 de outubro, representantes das organizações se encontraram com o secretário de saúde do estado Tiago Fernandes e com o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares Marcello Barros. Para acabar com a greve, que já dura mais de uma semana, foram feitas as seguintes reivindicações.

  • Regularização dos pagamentos aos prestadores de serviço da rede
  • Reajustes nos valores do Plantão, com o valor de R$ 3.500 reais, para plantões de 24 horas
  • Exigência de adoção de processos que visem dar previsibilidade para os pagamentos futuros dos prestadores e evitar atrasos corriqueiros
  • Melhoria nas condições de trabalho dos profissionais médicos, com realização de concurso público, investimento em segurança, etc.
  • Pagamentos dos salários atrasados, no caso, de parte de agosto e de todo mês de setembro.

Como resposta, Tiago Fernandes afirmou que pediu uma avaliação de viabilidade financeira do pleito à Secretaria de Planejamento do Estado, assim como, ao lado da EMSERH, propôs um canal permanente de discussão, para buscar soluções das problemáticas.

Três dias depois, ocorreu um novo encontro, onde foi afirmado que os pagamentos de agosto serão realizados até o dia 4 de novembro e que os salários dos demais meses serão quitados até 45 dias. No documento em questão, também é informado que a secretaria de planejamento apresentará uma contraproposta até o dia 14 deste mês, como resposta aos pedidos feitos anteriormente.

Nossa visão

A paralização acaba afetando quem mais precisa, mesmo com a discussão reivindicatória em andamento pela entidades representativas e o próprio governo, parte da classe parou parcialmente suas atividades, algo muito estranho. Pois as tratativas e evoluções tem sido escalonadas de forma planejadas. Claro que toda solicitação trabalhista é salutar , mas que tenham às devidas proporções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *