MPE investiga indícios de candidaturas “laranjas” em Paço do Lumiar

MPE investiga indícios de candidaturas “laranjas” em Paço do Lumiar

O Ministério Público Eleitoral abriu um procedimento preparatório eleitoral para investiga indícios de candidaturas laranjas durante as eleições municipais de 2020 no município de Paço do Lumiar.

Segundo o MPE, após constatar que candidatos que disputaram as eleições no município este ano, tiveram um ou zero votos, o que constitui o indicio de cometimento de fraude na cota de gênero. Foi aberto o procedimento investigativo para averiguar se tal manobra pode ter comprometer o resultado das urnas nestas eleições.

O site Folha do Maranhão fez um levantamento em cima do sistema de resultados das eleições de 2020. Segundo dados apurados, 9 candidatos a não registraram nenhum voto. Desses, 5 são mulheres, o que reforça mais ainda a tese do MPE.

Outro fato apontado é os partidos no qual esses candidatos pertencem, 4 são do Partido Social Democrático (PSD) e 2 são dos Progressistas (PP).

Ainda de acordo com o levamento, 7 Candidatos tiveram apenas um voto, sendo 4 mulheres, a maioria desses candidatos são do PSD.

Diante dos fatos, o MPE começou uma investigação mais aprofundada aos nomes desses candidatos, o que pode resultar na investigação da prestação de conta dos mesmos.

Se após a investigação ficar comprovado as fraudes de candidaturas fictícias ou cota de gênero, a penalidade de cassação será aplicada a todos os candidatos ou partido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *