GUARDAS MUNICIPAIS DE RIBAMAR PEDEM VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA

GUARDAS MUNICIPAIS DE RIBAMAR PEDEM VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA

Os Guardas Municipais do município de São José de Ribamar vão fazer um “Bate Panelaço”nesta quinta-feira(10), às 15h, na Praça do Cruzeiro em São José de Ribamar-MA. A reivindicação é pela implantação do Plano de Cargos Carreira e Vencimentos (PCCV ) e as progressões de carreira.

Desde a gestão do ex-prefeito Gil Cutrim que os Guardas Municipais de Ribamar lutam pelo PCCV. De acordo com os líderes do movimento, o atual Prefeito , Luís Fernando, se comprometeu com a categoria, um ano antes da eleição para implantar o plano. Mas, até o momento nada foi resolvido.

Com a edição da Lei 13.022 de 8 de agosto de 2014, que instituiu as normas gerais para guardas municipais. A categoria ganhou função de polícia. No entanto, o treinamento recebido está insuficiente para a nova função. As horas aulas estão abaixo do recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Além de proporcionar um aumento da carga horária de trabalho, sem a justa remuneração.

De acordo com Roberval Costa, a categoria apresentou uma proposta com salário base mais as progressões de carreira. No entanto, a Prefeitura se mostrou contrária à proposta.

“Fizemos uma proposta de nosso salário base ser de R$ 1.295,00. E ele tá fazendo a proposta de um salário base equivalente a um salário mínimo. Criou-se um impasse, por conta dessa discordância . Ele até agora não anunciou o projeto que já está pronto. Mas, ele tem que anunciar para ir para Câmara”, destacou Roberval.

Ainda segundo Roberval, a Secretaria Municipal de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social- SEMTRANS, já anunciou a mudança de carga horária.

O Coronel Gonçalo, que é o Secretário da SEMTRANS, do qual a Guarda é subordinada. Teria realizado a mudança de carga horária sem prévio acordo com a categoria , uma decisão unilateral, que, acreditam ser retaliação,  Roberval ainda ressaltou que a implantação do PCCV, vai permitir a progressão na carreira como é na Polícia Militar e em outras categorias análogas,”Hoje tenho 10 anos de serviço, e ganho o mesmo salário de quem entrou agora. O salário base é o salário mínimo pra todo mundo, quem tem 20 anos, quem tem 19 anos”, afirmou um Guarda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *