Alerta : São Luís com suspeita de surto de Meningite

 

São Luís em alerta total depois de possíveis três casos de morte com meningite na capital.

A jovem Deborah Sales de apenas 17 anos e o jovem universitário Lucas Gabriel morreram em menos de 24 por suspeita de meningite, os 16 profissionais que tiveram contato com a jovem encontram-se em observação até a saída dos exames e confirmação dos casos.

O Blog do Gilberto Leda informou que um terceiro caso aconteceu no mesmo bairro da jovem Deborah Sales e despertou ainda mais preocupação, uma criança de apenas 3 anos teria morrido com os mesmos sintomas.

A meningite

 A causa da meningite varia de acordo com o tipo. A mais comum das meningites é aquela causada por vírus, mas há casos também da doença provocada por bactérias. Menos comum, a meningite causada por fungos também pode surgir.

A meningite viral pode ser causada por diversos tipos de vírus e é a forma mais comum e menos perigosa de meningite, pois muitas vezes nem exige tratamento. Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados e são mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono.

Meningite bacteriana é a mais grave de todas. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer, também, de a doença ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, mais raramente, após alguma cirurgia.

O Blog Jamys Gualhardo espera uma reposta da secretaria de saúde e alerta a população que não há disponibilidade da vacina na rede pública de saúde.

Comentários