Prefeito eleito de Barreirinhas aumentará arrecadação com redução de secretarias e cargos comissionados
Do G1 MA
O prefeito eleito da cidade de Barreirinhas,Albérico Filho (PMDB), anunciou nesta sexta-feira (16) que pretende cortar cinco secretarias e reduzir o número de cargos comissionados na cidade. Com a redução de 15 para 10 secretarias, o peemedebista afirma que terá economia no primeiro momento de R$ 100 mil no começo do mandato.
A reforma administrativa é um dos compromissos assumidos por Albérico Filho durante a campanha eleitoral para driblar a crise sem repassar o ônus para a população e vai ser colocada em vigor por meio de Medida Provisória (MP) que será publicada no dia 2 de janeiro e posteriormente seguirá para Câmara onde dependerá de aprovação. O prefeito eleito afirmou que deve enviar o projeto aos vereadores logo no início do mandato.
Além de reduzir o número de secretarias municipais, o prefeito eleito também afirmou que serão realizados congelamento dos salários do prefeito, vice-prefeito e secretários. Ele afirmou que os recursos serão economizados com a “supressão de cargos e salários e cortes de despesas gerais para manutenção das estruturas, como água, luz e telefone”.
O peemedebista afirmou ainda que a reestruturação administrativa na prefeitura não vai afetar os serviços que já existem e que vai gerar economia para os cofres públicos. Para ele, trata-se de um novo modelo de gestão.
“O impacto de até R$ 100 mil diz respeito aos custos operacionais – aluguéis de imóveis e custos das secretarias [que serão cortadas]. Vamos qualificar os servidores e usar mão de obra local para que tenham capacidade técnica para prestar um serviço de qualidade sem afetar o atendimento da população. A ideia é otimizar todo o sistema municipal”, afirmou.
O peemedebista disse que as pastas que sofrerão mudanças são: Secretaria da Mulher, que agora será fundida com a Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Esporte, que passa a integrar a Secretaria de Educação e Cidadania; Secretaria de Cultura, que vai fazer parte da Secretaria de Turismo; e as Secretarias de Finanças e Secretaria de Planejamento, que vão estar presentes na Secretaria de Administração.
A prefeitura ganhará com essa medida.