Contraponto : Veja análise dos candidatos à deputado federal pelo PDT
Ao analisarmos a matéria do blog do jornalista Domingos Costa, quanto aos números inexpressivos, conseguimos observar que há uma tendência ou de desconhecimento ou de má-fé.
Segundo a matéria, o PDT- Partido democrata trabalhista, fará apenas hum deputado federal, colocando o deputado Márcio Honaiser como favorito, entretanto, segundo a nossa análise baseada em fatos e números concretos, o PDT fará dois deputados federais de forma direta, podendo fazer uma terceira vaga na sobra.
Se não vejamos: O cabeça do partido, o candidato à governador Weverton Rocha, obteve na últimas eleições a bagatela de mais de 2 milhões de votos, onde nos cálculos dos números reduz 30%, ou seja, cerca de 700 mil votos para Weverton, transmitindo assim aos candidatos da chapa, não só os votos de legenda quanto aos eleitores que votarão junto ao projeto total do partido, o que poderá contribuir diretamente na votação dos candidatos à deputados federais, fundamentando assim nossa tese.
Baseando-se nesses números, o PDT poderá eleger Márcio Honaiser, Fábio Câmara, Luciana Genésio, Waldir Maranhão ou Jeferson Portela nas duas ou três vagas.