Turiaçu: Comercial Borges sagra-se campeão da Copa Moral de Clubes

Turiaçu: Comercial Borges sagra-se campeão da Copa Moral de Clubes

É Campeão! No ultimo sábado (06), a equipe Comercial Borges (de Turiaçu) e a seleção de Bom Jesus das Selvas, se enfrentaram pelo segundo e último jogo da final da primeira edição da Copa Moral de Clubes Campeões do Maranhão. O Comercial Borges sagou-se campeão sobre o adversário pelo placar de 2 x 1. A final faz parte da competição de futebol amador que, na sua fase inicial, contou com 46 equipes de 36 cidades do estado. O campeão levou um prêmio de 22 mil reias, o vice ficou com 13 mil e o artilheiro e o melhor goleiro levaram mil reais cada.

Após uma vitória da equipe turiense por 3×2 fora de casa, a segunda partida da decisão ocorreu no estádio municipal Francisco Farias Rabelo, localizado em Turiaçu e popularmente conhecido como Rabelão. Inaugurado no ano de 1992, o estádio enfrentou problemas ligados a sua infraestrutura nos últimos anos, mas passou por melhorias parra receber a partida, é o que conta o secretário municipal de Turiaçu Adeilson Melo.

“A arquibancada do nosso estádio é um pouco deficiente e o muro não é dos mais altos, para diminuir o impacto desses problemas, pintamos cada centímetro das paredes, tiramos o que tinha de sujeira e interditamos as partes do estádio que ofereciam perigo ao público. Não há mais chance de que ocorra qualquer tragédia no estádio, isso eu garanto”, afirma o secretário.

Apesar da pandemia ainda não ter chegado ao fim, o acesso do público foi liberado, porém foram seguidos os protocolos de saúde necessários para impedir a contaminação da Covid-19 durante o evento esportivo, como por exemplo, a disponibilidade de álcool gel na entrada e a regra que torna obrigatório o uso de máscara para as pessoas que compareceram.

O campeonato começou no inicio de 2020, mas foi pausado em abril devido ao coronavírus, já em janeiro desse ano, cinco meses após o torneio ser retomado, três partidas foram disputadas pelo Comercial Borges, incluindo o primeiro jogo da decisão, que terminou 3×2 para os turienses em Bom Jesus das selvas. Em 2021, As partidas realizadas em outras cidades contaram com transporte disponibilizado pela atual gestão, que também forneceu um estádio para a equipe local mandar seus jogos.

Na cidade que foi sede do momento decisivo do torneio, os moradores se encontraram empolgados, não só pelo clima de final, mas, principalmente, devido à visita do secretário de esporte do estado Rogério Cafeteira, que visitou a terra do abacaxi após fechar um acordo com o atual gestor da cidade, em reunião ocorrida no mês passado, na capital São Luís. Na ocasião o secretário se comprometeu em reformar o estádio.

“Em Turiaçu, as pessoas gostam de futebol de forma inexplicável, e somar isso com a visita do secretário estadual amplia ainda mais esse sentimento. Todos viram essa visita como um divisor de águas, pois da à esperança de uma fase onde o esporte seja mais desenvolvido e diversificado em uma cidade onde a pratica esportiva sempre foi esquecida”, afirma Adeilson Melo.

Além de Edesio Cavalcanti e Rogério Cafeteira, o jogo contou com a presença do prefeito de Bom Jesus das selvas Fernando Coelho, seus vices Pastor Branco e Franklin Duarte e outras autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *