CTA realiza transporte aeromédico de lactente

O Centro Tático Aéreo – CTA, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde – SES, realizaram nessa sexta-feira (07/06), o transporte aeromédico de um lactente em estado grave. O transporte foi realizado da cidade de Caxias-MA, na região meio-norte, para a cidade de São Luís-MA, aproximadamente 400 km.


O bebê apresentava prematuridade extrema, além de outros fatores que careciam da sua remoção imediata para uma unidade de saúde de maior complexidade. Diante deste cenário, a guarnição do Águia 06 do CTA, juntamente com a central de regulação aeromedica do estado foram acionadas e iniciou-se os procedimentos operacionais para realizar a missão. Os atendimentos desta natureza, destacam-se por demandar equipamentos e profissionais especializados, a fim de atender às necessidades de um paciente com tamanha fragilidade e exigência fisiológica.


A eficiência e versatilidade da aeronave de asas rotativas é um fator primordial para o sucesso desse tipo de missão. Para efeitos comparativos, o mesmo trajeto, se realizado por via terrestre demandaria mais de 6h, sem contar o fluxo de veículos. por outro lado, com o uso da aeronave, esse tempo foi reduzido para 1h e 30m. Nesse sentido, a perfeita interação entre a tripulação do CTA e a equipe aeromedica da SES foi mais uma vez fundamental para o sucesso da missão.

Comentários