Maranhão : Emancipalistas vão à Assembléia Legislativa solicitar criação de 34 novos municípios

Maranhão : Emancipalistas vão à Assembléia Legislativa solicitar criação de 34 novos municípios

Na manhã desta terça-feira(12) , diversos emancipalistas foram à Assembleia Legislativa do Estado , solicitando a criação de trinta e quatro novos municípios no estado.

As comitivas levaram pra Assembleia mais de 48 mil assinaturas com a possibilidade de aprovação de uma lei regulamentando a criação dos municípios.

Na ocasião, foi recebido (ofício com assinaturas) pelo presidente da comissão dos municípios, deputado Dr. Yglésio, onde se colocou à disposição para dar apoio naquela casa , também estiveram presente o deputado Wellington do Curso , Adelmo Soares e Deputado Rigo Teles , todos se mostraram a favor da criação dos municípios e se dispuseram à colaborar nos trâmites.

Vale ressaltar as palavras do senhor Augusto César, presidente do comitê estadual .

” Este comitê é algo que surgiu pra libertar o povo , não estamos falando de cidade, nem prefeito, estamos falando de sonhos , de vidas , que hoje estão sem o mínimo para sobreviver “, afirmou Augusto.

COMO FUNCIONA

As criações dos municípios não aconteceram da noite para o dia tampouco atrapalhará os municípios “mães”, pois haverá uma distribuição de renda .

Após a aprovação da lei , haverá um estudo de viabilidade (custeado pelos membros de cada distrito, não há dinheiro público) , posteriormente um plebiscito autorizando o desmembramento, haverá um acompanhamento pelo “estado” durante 20 anos , para que se comprove a possibilidade de auto-sustentabilidade.

É imprescindível o apoio populacional , uma vez que o interesse é o desenvolvimento regional destes distritos , fato este que ficou muito nítido com mais de 45 mil assinaturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *