PL de Umbelino Junior quer viabilizar o uso da bicicleta ao sistema de transporte público da Capital

PL de Umbelino Junior quer viabilizar o uso da bicicleta ao sistema de transporte público da Capital

Tramita na Câmara Municipal de São Luís, o projeto de lei N° 112/2018 de autoria do vereador Umbelino Junior (PPS), que institui a Política de Mobilidade Sustentável e Incentivo ao uso da bicicleta.

A proposta tem como objetivo criar programas que promovam a implantação de campanhas educativas voltadas para a mobilidade por meio do transporte não poluente. De acordo com o projeto, o uso da bicicleta deverá ser incentivado como forma de mobilidade urbana, com prioridade, promovendo a melhoria no trânsito.
Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN – MA), somente em São Luís, existem cerca de 390 mil veículos em circulação nas ruas e avenidas da Capital. Por conta da grande frota, longos engarrafamentos são formados nas vias em diversos horários, para mudar essa realidade, o projeto prevê a redução do uso do automóvel nos trajetos de curta distância, a integração da bicicleta ao sistema de transporte público existente e a promoção de ações e projetos em favor de ciclistas, a fim de melhorar as condições para o seu deslocamento e segurança.

De acordo com o vereador Umbelino Junior, a implantação da Política de Mobilidade Sustentável vai estimular o uso da bicicleta como meio de transporte não motorizado e melhorar a fluidez no trânsito. A proposta está em análise nas Comissões da Casa e em breve será votada no plenário municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *