Umbelino Junior apresenta Projeto de Lei que visa garantir medidas para tratamento de dislexia e hiperatividade em escolas públicas

Umbelino Junior apresenta Projeto de Lei que visa garantir medidas para tratamento de dislexia e hiperatividade em escolas públicas

O vereador Umbelino Junior (PPS) apresentou na Câmara Municipal de São Luís, o Projeto de Lei Nº 191/17 que tem como objetivo criar, desenvolver e manter medidas para o tratamento da dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) nas escolas da rede pública municipal.

Com o projeto, a ideia do parlamentar é que seja implantado um programa para que os distúrbios sejam detectados precocemente. Após essa análise, um trabalho de acompanhamento será realizado de forma periódica com exames e avaliações psicopedagógicas nos estudantes.

O TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma síndrome caracterizada por distração, agitação/hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, entre outras.

O projeto prevê a capacitação permanente dos educadores para que tenham condições de identificar os sinais de dislexia e TDAH. A ideia é que seja firmada uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde com a rede privada de ensino para a oferta dos cursos de capacitação e treinamento e que as instituições tenham uma equipe multidisciplinar preparada para trabalhar com alunos com dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

A proposta deverá ser votada em plenário em agosto, após a retomada dos trabalhos na Câmara Municipal de São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *