Aprovado Projeto de Lei do Vereador Umbelino Junior sobre o Programa de Prevenção ao AVC em São Luís

Aprovado Projeto de Lei do Vereador Umbelino Junior sobre o Programa de Prevenção ao AVC em São Luís

Foi aprovado hoje (21) na Câmara Municipal de São Luís, o Projeto de Lei n°179/17 de autoria do Vereador Umbelino Junior que dispõe sobre a criação do programa municipal de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) em São Luís.

O projeto tem por objetivo conscientizar, evitar e prevenir mortes e sequelas causados pelo AVC. Conforme o parlamentar a medida é importante para reduzir o número de casos de acidentes vasculares que afetam cerca de 17 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo, além de orientar e educar a população no sentido da prevenção.

Existem dois tipos de AVC, o acidente vascular isquêmico que é o tipo mais comum de AVC causado pela interrupção no fluxo de sangue em uma região específica do cérebro e o acidente vascular hemorrágico que é o tipo mais grave e acontece quando o vaso se rompe, levando a um sangramento no cérebro.

Quando ambos atingem uma pessoa, matam ou deixam lesões irreversíveis como incapacidade de se mover ou sentir parte do corpo, além de dificuldades de compreensão ou de falar. Porém se dentro de quatro horas a pessoa que sofreu AVC for tratada neste período, poderá evitar sequelas para toda a vida, além de ter a possibilidade do tratamento garantir a sobrevivência.

Umbelino Junior também enfatizou que a criação do projeto irá estimular pesquisas e desenvolvimentos científicos que identificarão fatores de riscos, assim como desenvolvimento de medidas preventivas, além de diagnósticos terapêuticos e de reabilitação voltados para o AVC.

O projeto foi aprovado e encaminhado ao prefeito de São Luís para ser sancionado e executado diante da sociedade ludovicense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *