Codevasf garante execução de projetos no Maranhão

Codevasf garante execução de projetos no Maranhão

O coordenador da bancada do Maranhão no Congresso Nacional e deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), esteve reunido, nesta manhã (28), em Brasília (DF), com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva. Na pauta, a execução da emenda impositiva de 2017 e a continuidade do programa de esgotamento sanitário em todo o estado.

O parlamentar relembrou que a bancada destinou R$ 90 milhões em emenda impositiva para ser executado em 2018. “O montante deverá ser investido ações voltadas ao fortalecimento da capacidade produtiva dos municípios, como a construção e recuperação de estradas, implantação e distribuição rural de energia, e aquisição de equipamentos agrícolas, em diversos municípios do Maranhão”, explicou.

Durante o encontro, o deputado federal solicitou a Avelino a implantação de sistemas de esgotamento sanitário. “O tratamento do esgoto é uma prioridade em qualquer lugar, e queremos que a população seja atendida e tenha cada vez mais qualidade de vida”, defendeu Rubens Júnior.

As ações da Codevasf na área de implantação de sistemas de esgotamento sanitário objetivam a recuperação e a conservação hidroambiental das bacias hidrográficas em sua área de atuação. A implantação dos sistemas atende populações que vivem em áreas carentes de saneamento básico, nas zonas urbanas de municípios que pertencem às bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com até 50 mil habitantes.

Além dos benefícios para a saúde pública, cada R$ 1 milhão investido em obras de esgoto sanitário gera 30 empregos diretos e 20 indiretos, como também empregos permanentes quando o sistema entra na fase de operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *