“Todos estão sujeitos ao risco do suicídio”, alerta deputado Wellington ao lamentar duas mortes no dia do lançamento do Setembro Amarelo

“Todos estão sujeitos ao risco do suicídio”, alerta deputado Wellington ao lamentar duas mortes no dia do lançamento do Setembro Amarelo

Na manhã desta terça-feira (12), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) participou do lançamento da Campanha de Valorização da Vida – Prevenção e Combate ao Suicídio – Setembro Amarelo. O evento, que contou com a parceria do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público do Maranhão (Caop-Ma), aconteceu na Associação do Ministério Público do Estado Maranhão (Ampem) e contou com a presença do Procurador Geral do Ministério Público, Luís Gonzaga Coelho; da procuradora Sandra Elouf, organizadora do evento; dos Promotores de Justiça Paulo Avelar, Tarcísio Bonfim, Marcos Amorim, Emmnanuel Soares, além de representantes da OAB, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, entre outros.

Na ocasião, os procuradores ressaltaram que o mês de setembro é um mês importante para destacar a Campanha, mas que a conscientização não deve se limitar a um mês, mas todo o ano.

“Não podemos trabalhar apenas no mês de setembro. Precisamos de um trabalho permanente. Precisamos lutar pela criação do Centro de Referência de uma forma mais ampliada, sendo voltado para a prevenção ao suicídio de forma efetiva”, disse Sandra Elouf.

Sobre a temática, o deputado Wellington destacou que enviou ao Governo do Estado um Anteprojeto de Lei de sua autoria criando o Plano Estadual de Combate ao Suicídio e mencionou o Projeto de Lei Nº 223/2017, também de sua autoria, que tramita na Assembleia Legislativa do Maranhão que inclui no calendário oficial do Maranhão a semana estadual de prevenção ao suicídio, e, ressaltou que o desemprego, a crise econômica e o preconceito dão fatores apontados como causadores de suicídio no Maranhão.

“Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada comprovam que o desemprego, a crise econômica e as dificuldades de inserção no ambiente social, bem como o preconceito são fatores apontados como causadores da maior parte dos suicídios. Infelizmente, apenas no ano passado, quase 300 pessoas se suicidaram no Maranhão e é lamentável que tenha ocorrido dois suicidios em São Luís no dia do lançamento do Setembro Amarelo, Campamha de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio. Por sabermos que tal problema afeta o Maranhão, temos alguns projetos que combatem o suicídio em tramitação na Assembleia. O Estado precisa agir. Todos estão sujeitos ao risco do suicídio. Sabemos que é uma questão que envolve vários fatores, mas de forma sistemática é possível desenvolver atividades que, de fato, combatam o suicídio e garantam a proteção da vida”, disse Wellington.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *