“O Rio Tocantins pede socorro”, diz deputado Wellington ao apontar possíveis soluções durante audiência em Imperatriz

“O Rio Tocantins pede socorro”, diz deputado Wellington ao apontar possíveis soluções durante audiência em Imperatriz

Na manhã desta quarta-feira (06), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer referência à audiência pública que abordou a situação do Rio Tocantins. Entre outros pontos, abordou-se o baixo nível d’água, o despejo direto de esgoto nas águas do Rio Tocantins, entre outras medidas.

A audiência foi uma iniciativa da Comissão de Meio Ambiente e contou com a presença do deputado presidente da Comissão, Léo Cunha (PSC), do diretor da Caema, Rafael Hering, do promotor de justiça, Jadilson Cerqueira, além de vereadores, professores, técnicos e especialistas.

“Realizamos uma visita de inspeção ao Rio Tocantins. Visitamos alguns riachos e comprovamos o esgoto sendo jogado direto, sem qualquer tratamento. Ouvimos relatos de biólogos e especialistas, o que nos permitiu apontar alguns encaminhamentos. Nosso papel é apontar soluções e cobraremos que sejam implantados sim. O Rio Tocantins pede socorro!”, disse Wellington.

Entre os encaminhamentos, estão a realização do mapeamento dos principais afluentes do Rio Tocantins e sua permanente proteção; a cobrança articulada de todos os municípios que envolvem a bacia do Rio Tocantins; monitoramento e fiscalização dos pontos de captação (consumo humano, fins agropecuários e industriais); articulação de um estudo planejado de recursos hídricos por parte do Governo do Estado, de forma sistemática e não isolada; efetivação da rede de canalização de esgoto; solicitação do relatório da Caema quanto às atividades desenvolvidas pelas 04 ETE’s e respectivos riachos vinculados, entre outras propostas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *