Prefeitura de Peri-Mirim resgata “cantigas de rodas” em escolas do Município

Prefeitura de Peri-Mirim resgata “cantigas de rodas” em escolas do Município

No interior do Maranhão, foi flagrado por um leitor, uma cena até então inusitada, crianças do município de Peri-Mirim brincando de “cantigas de rodas”.

Fato até normal, mas para quem aproveitou a infância,e hoje , é entupida de tecnologias e informações, fazendo da criança um pré-adulto, onde músicas distorcem e transformam sensualidade em vulgaridade,onde se supre a educação com tabletes,computadores e  celulares.

A “simples” foto representa toda uma realidade que está sendo transformada ao longo do tempo , fazendo com que percamos as “derruba-lata”, “esconde-esconde”,”pega-pega”, “rouba-bandeira”, “amarelinha”, “cabra-cega”, e essas brincadeiras que estimulam à atividade física e, desenvolvam os sensos cognitivos das crianças.

“A psicologia cognitiva está ligada ao estudo dos processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo e o desenvolvimento cognitivo (intelectual). Segundo o epistemólogo e pensador suíço Jean Piaget, a atividade intelectual está ligada ao funcionamento do próprio organismo, ao desenvolvimento biológico de cada pessoa”.

Assim, esperamos que as famílias e educadores possam estimular às nossas crianças a poder exercitar essas atividades de forma contínua, e que não percamos nossos “sonhos infantis “.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *