Deputado Wellington defende projeto que facilita ingresso de estudantes maranhenses na UFMA

Deputado Wellington defende projeto que facilita ingresso de estudantes maranhenses na UFMA

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) defendeu, na manhã de hoje (09), projeto que propõe a bonificação aos estudantes maranhenses que busca facilitar o ingresso na Universidade Federal do Maranhão. A proposta busca fomentar o acesso por estudantes maranhenses aos cursos mais concorridos, a exemplo de Medicina e Direito.

Ao se pronunciar, Wellington destacou que o objetivo não é interferir na autonomia da Universidade, mas sim garantir que os alunos da Federal do Maranhão sejam, principalmente, do próprio estado e não de outras regiões.

“Atualmente, a maioria dos estudantes de medicina, por exemplo, da UFMA não são maranhenses. São alunos do Sul, por exemplo. Após a conclusão do curso, os acadêmicos voltaram para seu estado de origem e nós, aqui do Maranhão, ficamos sem médicos, por exemplo. Como educador, eu sei dos desafios que ainda precisamos superar na educação. Por isso, defendemos esse projeto de bonificação que facilita o ingresso na Federal, priorizando o estudante maranhense. “, disse Wellington.

Ainda sobre a proposta, o deputado Wellington mencionou que tal projeto já é realidade em outros estados, a exemplo do Pará e Pernambuco, e citou a Frente Parlamentar que discutirá sobre esse projeto, proposta pelo deputado Marco Aurélio (PCdoB).

“Tal modelo já foi implementado e funciona com excelência em diversas Universidades Federais, como a exemplo a UFPA – Universidade Federal do Pará – e a UFPE – Universidade Federal de Pernambuco. Nós defendemos esse projeto e apoiamos a Frente Parlamentar aqui na Assembleia sobre a bonificação. O objetivo é defender nossos alunos maranhenses e garantir o acesso ao Ensino Superior”, disse Wellington.

Além de defender esse projeto de bonificação, Wellington já propôs a ampliação do número de vagas no curso de Medicina, na UFMA para Imperatriz e Bacabal, bem como solicitou a disponibilização também do curso de Medicina na UEMA em São Luís e Sul do Estado, que ainda será implantada.

✳O QUE É A BONIFICAÇÃO?

Caso seja aceito, o projeto objetiva bonificar os alunos oriundos do Maranhão. Por exemplo, se a bonificação estabelecida for de 10% sobre o valor das notas obtidas regularmente, caso a média do aluno seja de 600 pontos no Enem, para fins de inscrição na UFMA, sua média passará a ser de 660 (com a bonificação de 10%), o que priorizará sua inscrição ante os estudantes de outros estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *