
Graça Maria representa a valorização da espiritualidade e ancestralidade
Nascida no povoado de Capoeira de Gado, município de Turiaçu-MA, Graça Maria Ferreira de Melo, conhecida como Graça, desde a infância já manifestava sinais de espiritualidade ligados à ancestralidade afro-brasileira, como visões místicas e experiências incomuns.
Aos 15 anos, começou a sentir dores intensas e visões mais fortes, sendo levada por sua avó Expedita – curandeira de mesa – até a mãe de santo Emília, no povoado São Raimundo. Ali encontrou alívio e permaneceu sob seus cuidados até o falecimento da sacerdotisa. Após a perda, voltou a sofrer os mesmos sintomas e passou a ser acompanhada pelo pai de santo Dico Preto, do quilombo Jamary dos Pretos, que também a ajudou até sua morte.
Com a partida desse guia espiritual, Graça novamente adoeceu, chegando a passar um mês sem falar e sem dormir. Sua família buscou ajuda em outros municípios até chegarem a Apicum-Açu, onde encontrou Dona Deusa, que a encaminhou para o pai de santo Bico. Após o trabalho espiritual realizado, Graça apresentou melhoras imediatas e iniciou um novo ciclo em sua caminhada religiosa.
Seguindo as orientações de Bico, em 2020 fundou seu próprio terreiro, a Tenda de Surrupira, em formato triangular, onde passou a receber suas entidades e a exercer sua missão espiritual dentro da Umbanda, mantendo viva sua ancestralidade até os dias atuais, hoje completo 39 anos de trabalho.