Raízes de Quilombo: Tradição, Resistência e Cultura Afro-Brasileira em Turiaçu-MA

Raízes de Quilombo: Tradição, Resistência e Cultura Afro-Brasileira em Turiaçu-MA


Fundado em 20 de novembro de 2021, o grupo Raízes de Quilombo nasceu durante uma celebração do Dia da Consciência Negra nas comunidades quilombolas de Campo ||, em Turiaçu-MA. A proposta é unir dança, canto e percussão do tambor de crioula como forma de preservar a cultura afro-brasileira e fortalecer a identidade das comunidades quilombolas locais.

Com o objetivo de resgatar tradições ancestrais e estimular a participação da juventude, o grupo promove oficinas e apresentações tanto presenciais quanto digitais. A filosofia do grupo está baseada na força da dança circular e na expressividade dos movimentos que envolvem o corpo e a alma dos brincantes, representando alegria, ancestralidade e liberdade.

O Raízes de Quilombo já se apresentou em importantes eventos culturais como o São João do Maranhão da SECMA, além de festivais em cidades como Apicum-Açu, Bacuri, Serrano, Maracaçumé, Cândido Mendes e Turiaçu. Também participou da Semana de Arte e Cultura de Turiaçu (SEMACULT) e do São João Resgate Junino com apoio da Lei Paulo Gustavo.

A estética dos figurinos é pensada para expressar a identidade afro-brasileira, com cores vivas e estampas marcantes, refletindo a alegria e resistência cultural. O grupo representa comunidades como Pindobal de Fama e Outeiro, em Turilândia, fortalecendo o elo com as raízes quilombolas da região.

Entre os planos futuros, estão a construção de uma sede própria e a realização de oficinas voltadas para crianças e mulheres negras, envolvendo dança, música e biojoias com materiais naturais locais. Em 2023, o grupo lançou um documentário que narra sua trajetória de luta e resistência, com apoio da Lei Paulo Gustavo, promovendo educação e cultura através do audiovisual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *