Poder Judiciário de Lago da Pedra realiza IV Copa de Xadrez da Região dos Lagos
O projeto, desenvolvido pelo Juiz de Direito, Dr. Marcelo Santana, da 1ª Vara da Comarca de Lago da Pedra, está em sua quarta edição e é realizado em parceria com as secretarias de educação dos municípios participantes, que cooperaram com a mobilização dos alunos.
A Copa de Xadrez da Região dos Lagos é realizada com os estudantes da rede municipal de ensino, e dividida em cinco categorias, cujos participantes são escolhidos de acordo com a fase escolar de cada um. O projeto tem como objetivo estimular o raciocínio lógico e crítico dos estudantes.
Esse ano, o grande destaque foi a inclusão dos alunos da educação especial. Arthur, que tem transtorno do espectro autista (TEA) e a aluna Mirella, deficiente visual, mostraram suas habilidades no xadrez e foram os grandes vencedores em suas categorias.
“Como diz Goethe, “o xadrez é a ginástica da inteligência”.
Assim, nosso objetivo ao realizar essa copa, é poder contribuir com o desempenho cognitivo dos participantes, que são alunos da rede pública dos municípios que compreendem nossa comarca, estimulando o raciocínio lógico e a interação social. Como fator novo e positivo dessa edição, tivemos a participação de alunos com necessidades especiais. O projeto foi um sucesso!”, disse, de forma entusiasmada, o Juiz de Direito, Dr. Marcelo Santana, idealizador do evento.
Participaram da competição os municípios de Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago do Rodrigues e Lagoa Grande.
“É com extrema felicidade que o Governo do Povo reforça sua parceria com esse importante projeto, capitaneado pelo Juiz Marcelo Santana, na representação do Poder Judiciário da comarca de Lago da Pedra. A prefeitura deu todo suporte necessário para a realização das etapas da copa de xadrez, fortalecendo o aprendizado dos nossos alunos de forma saudável e integrada. Parabenizo, especialmente, nossos alunos da educação especial, que deram um verdadeiro show de estratégia e inteligência”, disse a prefeita Maura Jorge.
A próxima edição da Copa de Xadrez já está garantida, e deve receber ainda mais competidores.