Herpes: o beijo que pode contaminar

Herpes: o beijo que pode contaminar

Nos últimos dias um assunto ganhou grande repercussão nas redes sociais, com o decorrer da transmissão do programa BBB 22, foi percebido que um dos participantes apresentou ferimentos na boca, característicos da herpes que é um vírus que pode ser transmitido através do contato com a pele ou mucosa infectada.

“Herpes simples é uma infecção viral super comum, praticamente todos os adultos já adquiriram imunidade contra ela na infância e adolescência, e têm resistência ao vírus para a vida toda”, pontua o dermatologista do Sistema Hapvida, Diogo Pazzini.

Assim como outros problemas de saúde, a herpes também apresenta sintomas em todas as suas fases, sendo simples de identificar quando está passando pela fase mais aguda. O dermatologista explica que a herpes pode ser dividida em dois tipos:

Herpesvírus tipo 1: geralmente causa infecção nos lábios e dentro da boca.

Herpesvírus tipo 2: causa infecção genital, podendo ser adquirido por via sexual.

Durante o verão é bastante comum que exista a reativação da herpes tipo 1, por conta da exposição solar sem proteção. Mas existem maneiras de prevenir que isso aconteça, como, por exemplo, manter uma alimentação saudável, manter hábitos de higiene e garantir que a imunidade esteja sempre forte.

Contaminação

“Enquanto existirem vesículas (parecem pequenas bolhas) com um líquido dentro, as lesões são infectantes, e o contato com as mãos nesses locais pode levar o vírus para outras partes do corpo, ou parceiros podem se contaminar pelo contato com a pele ou mucosas acometidas”, explicou o especialista sobre a forma de contágio, que tem sido o motivo da polêmica dentro do reality show, já que um dos participantes está com herpes e continua trocando beijos com outra participante.

Tratamento

Existe o tratamento para os dois tipos de herpes, mas é feito de forma individual e o médico dermatologista precisa avaliar a situação do paciente para começar com o tratamento o mais rápido possível.

Fonte:Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *