Deputado Wellington cobra da Prefeitura de Timbiras explicações sobre recursos da educação e situação de escolas de taipa

Deputado Wellington cobra da Prefeitura de Timbiras explicações sobre recursos da educação e situação de escolas de taipa


“Vamos acabar com as escolas de taipas de Timbiras”, diz Deputado Wellington ao realizar fiscalização em Timbiras nesta quarta-feira (19), e também vistoriou unidades de ensino e oficializou a Prefeitura solicitando esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos da educação, destinação e sobras do FUNDEB, reajuste de professores, contratações temporárias e a permanência de escolas de taipa no município.

No documento, o parlamentar pede cópias das despesas, contratos, folhas de pagamento e justificativas para a manutenção de estruturas inadequadas. A ação integra o Projeto “Olho nas Escolas”, que é desenvolvido pelo deputado em todo o Maranhão. O pedido foi feito com base na Lei de Acesso à Informação e a prefeitura tem 15 para responder, senão incorre no crime de responsabilidade.

A visita ocorreu após denúncias de moradores sobre problemas estruturais, possíveis irregularidades administrativas e condições precárias ainda enfrentadas pelos estudantes, especialmente nas regiões onde faltam infraestrutura adequada.

“Durante a fiscalização, constatamos a permanência de escolas de taipa e a falta de transparência sobre o uso dos recursos da educação. O ofício que protocolamos solicita informações completas sobre o FUNDEB, contratos, merenda, transporte e todas as despesas vinculadas, além de esclarecimentos urgentes sobre as condições das unidades visitadas. Com o Projeto De Olho nas Escolas, vamos acompanhar de perto cada etapa e cobrar soluções efetivas para garantir ensino digno às crianças de Timbiras”, afirmou o deputado Wellington.

Não é a primeira vez que o deputado atua no município de Timbiras. Em outras visitas, Wellington denunciou escolas de taipa no povoado Curimatá e no povoado Manoel dos Santos, reforçando que “educação tem que ser prioridade”. No novo ofício, o parlamentar solicita informações detalhadas sobre obras realizadas na educação nos últimos cinco anos; relação completa das unidades escolares urbanas e rurais, incluindo anexos e escolas conveniadas; quadro nominal de servidores da educação dos últimos 12 meses, com remuneração, vínculo e justificativa de contratação; além dos reajustes concedidos ao magistério nos últimos quatro anos, comparados ao piso nacional. O deputado reforçou que educação deve ser prioridade e que continuará acompanhando de perto cada etapa para assegurar transparência e qualidade no ensino de Timbiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *