Jorge Aldaberto carrega a paixão pelo Tambor de crioula desde criança

Jorge Aldaberto carrega a paixão pelo Tambor de crioula desde criança

Jorge Aldaberto Brito Ferreira aos 10 anos de idade começou sua trajetória de vida e paixão pela cultura, assim já desde menino com suas habilidades e paixão pelo tambor de crioula.

Com seus 10 anos já tinha habidade de bater o tambor onde sempre se admiravam pelo tamanho dele. já os 15 anos de idade já batia os três tipo de tambor : criribador,socador, tambor grande e matraca também já cantando todas, no Quilombo Jamary dos pretos, na cidade de Turiaçu – Maranhão.


Em seguida passou a construir tambor também,como dizia os mais velhos tamborero completo.Hoje em dia conhecido como Joquinha Branco batedor de tambor e criador de toadas ou seja compositor, qualquer coisa se cria uma toada.


De acordo com sua sabedoria e paixão pela cultura encanta já há 55 anos que contribuí para cultura e quem o ouve.Batendo o tambor grande até com os cotovelos e suas toadas a vezes engraçadas,é inspiração para os mais jovens,o dia atual já criam toadas em como o cantador willian Silva que já fez toada em sua homenagem, como forma de reconhecimento pela sua contribuição cultural.


Hoje em dia tem um pequeno espaço que fica a maior parte do tempo fazendo tambor por encomenda.e enquanto constrói sempre bate o tambor para testa e canta. Jorge Adalberto conhecido como Joquinha Branco hoje em dia tem 65 anos.

Tem 7 filhos e 15 netos ,ama relatar  como foi e ainda é sua trajetória de tamboreiro.o quanto é tão bom quando chegar em um ambiente que as pessoas recebem com muito carinho sabendo ali que tambor grande vai apanhar couro.

Seu grupo de tambor de crioula é Raízes de Quilombo mais já pertenceu a muitos anos no grupo filhos de Jamary no decorrer de sua  trajetória como batedor ou cantador Já saiu muito com outros grupos de tambor de crioula fazendo o que mais gosta cantar e bater tambor e amar cantar a toada (na igreja do médio toda noite tem tambor )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *