Carimbolando usa as danças e as telas para disseminar a identidade cultural de Alto da Alegria

Carimbolando usa as danças e as telas para disseminar a identidade cultural de Alto da Alegria

O Blog do Jamys Gualhardo começa um novo quadro, em parceria com a secretaria de Cultura de Turiaçu, em que usaremos nosso espaço para mostrar aos nosso leitores informações importantes sobre os principais grupos folclóricos da terra do abacaxi e mostrar o quanto eles contribuem para a cultura local e começa com o Carimbolando


Criado em 2017, o Carimbolando é um dos grupos folclóricos de Turiaçu, sediado na região conhecida como Alto da Alegria e que surgiu para promover a cultura do local e as danças de carimbo, principal elemento da sua identidade. O grupo foi criado pelo grupo de Jovens da igreja católica de Alto da Alegria, conhecido como JAAC (Juventude Atraída Pelo Amor de Cristo).

O grupo é liderado pelo presidente Luciano do Nascimento e pelas coordenadoras identificadas como Valdete, Livia e Camilla, além destes, o grupo também possui outros membros que trabalham nos bastidores, é o caso Ariel Teixeira, figurinista do Carimbolando, responsável por desenvolver figurinos todo ano, sempre se baseando em cores que fazem referência ao carimbo.



Durante seus oito anos de existência, o coletivo que representa Alto da Alegria já participou de diferentes apresentações, entre elas, estão as duas últimas edições do São João do Maranhão, em que passaram por diferentes cidades do estado, o Arraial Resgate Junino e a Semana de Arte e Cultura Turiense.

O coletivo possui planos que pretende colocar em prática, para garantir um futuro melhor e ter condições de continuar contribuindo para a cultura local. Entre os planos, estão:

– Obter o CNPJ do grupo e se tornar uma associação;

– Participar do São João do Maranhão;

– Ser reconhecido no Maranhão como um grupo de referência na cultura do carimbó

Documentário “O Pescador! Uma Viagem ao Rio Caqueira” do Grupo Folclórico Carimbolando

O Grupo Folclórico Carimbolando apresentou um documentário na última semana de arte e cultura Turiense, intitulado “O Pescador! Uma Viagem ao Rio Caqueira”, que faz parte da contrapartida da Lei Paulo Gustavo e conta a história de um pescador deficiente e sua jornada ao Rio Caqueira na comunidade de Alto da Alegria.

A protagonista do documentário é uma mulher preta que interpreta o papel de Iara, uma das lendas mais famosas do Rio. Sua atuação é poderosa e emocionante, trazendo à tona a riqueza cultural e a beleza da mitologia brasileira.

Visa refletir o compromisso do Grupo Carimbolando em promover a igualdade e a acessibilidade em suas produções.

Veja o documentário completo clicando aqui

Siga o Carimbolando nas redes sociais:
– Tiktok: @carimbolandoo
– YouTube: @carimbolando
– Instagram: @carimbolandoo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *