Concita Pinto na 1ª vice sinaliza preferência do Governo pela vereadora para presidir CMSL no próximo biênio

Concita Pinto na 1ª vice sinaliza preferência do Governo pela vereadora para presidir CMSL no próximo biênio

A eleição da vereadora Concita Pinto (PSB) para 1º vice-presidência da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, empossada na última quarta-feira, trouxe à tona a preferência que o Palácio dos Leões detém por ela para substituir o presidente reeleito Paulo Victor (PSB) no biênio 2027/28.

Pelo Regimento Interno da Casa, a eleição para o biênio subsequente já pode ser realizada a partir do mês de abril.

Victor está no seu segundo mandato consecutivo e não pode mais concorrer.

Daqui a dois anos ele disputará uma das 42 vagas para Assembleia Legislativa, na tentativa de fazer o mesmo caminho exitoso do seu antecessor, o hoje deputado estadual Osmar Filho (PDT).

O cargo de 1º vice-presidente, até pelo menos três semanas antes da eleição, tinha como preferido do governador Carlos Brandão (PSB) o vereador Edson Gaguinho (PP).

No entanto, o próprio Paulo Victor impôs certa dificuldade.

O presidente reeleito tinha preferência clara pelo vereador Beto Castro (Avante), eleito 2º vice-presidente da atual Mesa e que já lançou seu nome para a próximo biênio (reveja).

Também aliada do governador, Concita, nos movimentos de articulação, contou com o apoio decisivo do casal Marcus Brandão, irmão do chefe do Palácio dos Leões, e Audreia Noleto.

Ambos sempre nutriram carinho pessoal pela parlamentar e o seu marido, o deputado estadual Jota Pinto (Podemos).

E a saída de Gaguinho da disputa só facilitou a articulação para que ela ascendesse ao segundo posto mais importante da direção do Palácio Pedro Neiva de Santana.

Se cacifando, sobremaneira, para substituir Paulo Victor e seguir os passos de Lia Varella, primeira e única mulher a presidir o Parlamento Ludovicense, fato, este, ocorrido no fim da década de 70.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *