Concita Pinto na 1ª vice sinaliza preferência do Governo pela vereadora para presidir CMSL no próximo biênio
A eleição da vereadora Concita Pinto (PSB) para 1º vice-presidência da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, empossada na última quarta-feira, trouxe à tona a preferência que o Palácio dos Leões detém por ela para substituir o presidente reeleito Paulo Victor (PSB) no biênio 2027/28.
Pelo Regimento Interno da Casa, a eleição para o biênio subsequente já pode ser realizada a partir do mês de abril.
Victor está no seu segundo mandato consecutivo e não pode mais concorrer.
Daqui a dois anos ele disputará uma das 42 vagas para Assembleia Legislativa, na tentativa de fazer o mesmo caminho exitoso do seu antecessor, o hoje deputado estadual Osmar Filho (PDT).
O cargo de 1º vice-presidente, até pelo menos três semanas antes da eleição, tinha como preferido do governador Carlos Brandão (PSB) o vereador Edson Gaguinho (PP).
No entanto, o próprio Paulo Victor impôs certa dificuldade.
O presidente reeleito tinha preferência clara pelo vereador Beto Castro (Avante), eleito 2º vice-presidente da atual Mesa e que já lançou seu nome para a próximo biênio (reveja).
Também aliada do governador, Concita, nos movimentos de articulação, contou com o apoio decisivo do casal Marcus Brandão, irmão do chefe do Palácio dos Leões, e Audreia Noleto.
Ambos sempre nutriram carinho pessoal pela parlamentar e o seu marido, o deputado estadual Jota Pinto (Podemos).
E a saída de Gaguinho da disputa só facilitou a articulação para que ela ascendesse ao segundo posto mais importante da direção do Palácio Pedro Neiva de Santana.
Se cacifando, sobremaneira, para substituir Paulo Victor e seguir os passos de Lia Varella, primeira e única mulher a presidir o Parlamento Ludovicense, fato, este, ocorrido no fim da década de 70.