Por politicagem, presidente do Coren-MA tenta tumultar coletiva com Ministra da Saúde no Maranhão
Tomado pela emoção induzida por escolhas temerárias, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, José Carlos Júnior, interrompeu, nesta quarta-feira (22), a coletiva de imprensa na qual a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, participava, em São Luís, para exigir mais transparência do órgão sobre os repasses do piso da enfermagem no Maranhão.
“Não está tendo transparência na transferência dos recursos para o pagamento da enfermagem”, disparou José Carlos Júnior. “Como nós devemos proceder?”, acrescentou.
Na coletiva, apesar da interrupção abrupta, o secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes, disse que a pasta vem realizando reuniões com o colegiado, e ressaltou a transferência dos recursos do governo federal para os governos estaduais, com base na Plataforma IvestSUS, no qual os estados realizam a atualização dos dados.
O gestor estadual também informou que para garantir a transparência e o diálogo, a SES reúne regulamente com conselhos e representantes da categoria, e que iniciou o desenvolvimento de um aplicativo para ampliar a transparência e facilitar o acesso às informações sobre o piso no estado.
Por outro lado, as reuniões entre o Conselho do Regional de Enfermagem do Maranhão e a SES são mencionadas no site da entidade. “Nesta sexta-feira (17), o presidente Dr. José Carlos Jr e a diretora Kelly Inaiane, do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) estiveram na Secretaria de Estado da Saúde (SES) para debater o piso salarial dos profissionais de enfermagem. Durante a reunião, a SES esclareceu que o pagamento será efetivado até o dia 27 de novembro”, diz o site.
Em uma rede social, em 14 de novembro, Tiago Fernandes anunciou a próxima data de pagamento do piso no estado. “Mais de 16 mil profissionais da enfermagem no Maranhão receberão o reajuste do piso salarial no dia 27 deste mês. Para garantir a transparência e o diálogo, a SES reunirá, nos próximos dias, com conselhos e representantes da categoria. Seguimos juntos!”, disse.
IvestSUS
Na plataforma IvestSUS, o Ministério da Saúde alerta para a atualização das regras para repasse da complementação do Piso Salarial da Enfermagem, e disponibiliza o acesso as informações dos recursos federais repassados aos Fundos Públicos de Saúde, apresentando as informações por dia, mês e ano.