Tiago Fernandes coordena ações de saúde para ampliar cuidados aos foliões

Tiago Fernandes coordena ações de saúde para ampliar cuidados aos foliões

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, tem coordenado nas últimas semanas grandes ações de cuidados à saúde do folião durante o Carnaval. Além de um Hospital de Campanha que está sendo instalado no Circuito Beira-Mar, as ações incluem a distribuição de preservativos e ações educativas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e outros cuidados com à saúde.

“O governador Carlos Brandão tem se empenhado para promover o maior Carnaval de todos os tempos no Maranhão. Para isso, todas as secretarias foram mobilizadas para garantir os cuidados necessários para que os foliões aproveitem bem a festa. Nossas equipes estarão a postos para com ações educativas e também o suporte de urgência e emergência, caso necessário”, destaca Tiago Fernandes.

Em casos de dor aguda, queda, lesão e outras intercorrências, o folião poderá buscar o atendimento no Hospital de Campanha para receber os primeiros socorros da equipe de plantão, aplicação de medicação ou, em casos mais graves, ser transferido para unidades de referência. Além do Hospital de Campanha, ambulâncias estarão disponíveis nos Circuitos Beira-Mar e Litorânea.

Prevenção

Neste período de Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem trabalhado também em ações de conscientização e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) por todo o estado. Cerca de quatro milhões de preservativos já foram distribuídos às 19 Regionais de Saúde.

Além da distribuição dos preservativos nos principais circuitos do Carnaval, a equipe da SES também fará Blitzes Educativas em pontos de alta circulação de pessoas ao longo do mês, como o Terminal de Passageiros da Ponta da Espera (Ferryboat), em São Luís.

E para aumentar o estoque de bolsas de sangue, a Saúde promoveu o “Bloco do Doador”, que ganhou adesão da sociedade civil e órgãos como o Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) e a Câmara Municipal de São Luís.

Fonte: Matias Marinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *