Bomba: Amanda Gentil pode ficar sem mandato e ter que devolver mais de 1 milhão de reais
Deputada federal eleita pelo Maranhão nas eleições de outubro e filha do prefeito de Caxias Fabio Gentil, Amanda Gentil corre o risco de perder o direito de exercer o cargo para o qual se elegeu, bem como também pode devolver quantia milionária, devido a atos possivelmente ilícitos.
Conforme a prestação de contas da justiça eleitoral, a neta do ex-deputado Zé Gentil, falecido em 2020, praticou o crime de omissão de informação, que obsta o controle concomitante de regularidade das contas, visto que os relatórios financeiros da campanha não foram entregues no prazo certo.
Outro ato que vai de encontro com as normas eleitorais é que Amanda Gentil teria se declarado como parte da etnia parda, na tentativa de receber doações financeiras e usufruir da cota de minoria, algo que não teria justificativa, principalmente devido ao fato da então candidata ter recebido apoio partidário.
Amanda Gentil disputou as eleições pelo PP (Partido Progressista), eleita para deputada federal, com 108.699 votos, terminando em nono lugar, tendo disputado as eleições com mais de 300 nomes.