Passeio na rua e os cuidados com a limpeza das patinhas dos pets
Basta pegar a coleira ou então, fazer zoada de chave que lá vem eles correndo, abanando o rabinho e já sabendo que chegou a tão esperada hora do passeio na rua. Para eles, tudo é motivo de alegria, afinal de contas, ninguém merece ficar trancado em casa, não é mesmo? Mas por trás de toda essa felicidade requer um cuidado especial por parte dos tutores, principalmente para aqueles que costumam deixar seus pets em sofás e, até mesmo, subir na cama. Esse cuidado precisa ser redobrado.
Eis que surge a dúvida de muitos papais de animais de estimação. Como devo cuidar da limpeza das patinhas do meu pet depois de cada passeio na rua? É preciso higienizar todas as vezes mesmo que esse passeio seja feito por diversas vezes ao longo do dia? A médica veterinária do PetMania, Amanda Taylla, esclarece essas e outras dúvidas pra gente.
De acordo com Amanda, não basta somente limpar as patinhas dos animais, é necessário fazer uma vistoria mais a fundo para evitar a chegada de alguns “intrusos” no ambiente familiar. “É preciso sempre higienizar as patinhas do pet, além disso, fazer uma vistoria prévia no animal para verificar se há algum carrapato ou pulga presos na pelagem”, destaca a veterinária.
Mas por qual motivo devo fazer essa rotina a cada passeio? “As patinhas acabam pisando em locais sujos. Em alguns casos, até sujo com fezes. E as fezes podem conter alguns tipos de helmintos e protozoários que são transmitidos até mesmo para nós humanos como, por exemplo, a giardia, isospora, etc”.
Os responsáveis pelo pet devem evitar usar álcool, que pode ressecar a pele, e produtos não recomendados por veterinários, pois podem causar alergias. O ideal é lavar as patinhas com água e sabão à base de glicerina, mas existem produtos adequados para esse procedimento. “Use lenços umedecidos veterinários sempre que ocorrer o passeio ou se perceber a patinha suja. Evite produtos como o álcool em gel, pois o pet pode acabar lambendo a região após a higienização”, finaliza a veterinária.
Saiba mais
Uma outra dica super importante é usar meias feitas para cães e gatos, que podem poupar os responsáveis do trabalho da limpeza das patas, pois é só retirá-las ao chegar do passeio e lavar, sem a necessidade de higienizar o animal. Mas fique atento, pois nem todos os bichanos se adaptam ao acessório.
Fonte: Assessoria