Superproteção e a Síndrome do Ninho Vazio

Superproteção e a Síndrome do Ninho Vazio


Quem nunca disse: queria tanto que meu filho ficasse assim pequeno para sempre. Esse pensamento é muito comum entre os pais de acordo com o crescimento de seus filhos. Quando chegam na fase jovem ou adulta é normal que procurem suas casas e tenham sua vida e, nesse momento, surge a síndrome do ninho vazio, explicada pelo professor do curso de psicologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Jefther Felipe como um termo utilizado para se referir a uma série de comportamentos, sentimentos e pensamentos relacionados à saída dos filhos de casa. 

Durante essa adaptação à nova realidade, sem os filhos em casa, os pais costumam se sentir tristes, deprimidos, ansiosos, sozinhos, além de desmotivados para realizarem algumas atividades. 

Pensamentos de abandono podem se tornar mais frequentes, por isso é indicado um acompanhamento com especialista quando esses sentimentos forem muito fortes.

Como lidar?

“Muitos pais têm dificuldade em lidar com os sentimentos envolvidos nesse momento. É importante entender que tanto os filhos quanto os pais estão passando por um novo momento de vida”, pontuou o professor.
 
Ter outros focos, concentrar sua energia em outras atividades e aproveitar esse tempo com seu cônjuge podem ser saídas para fugir da síndrome do ninho vazio, entendendo que esse processo é normal e faz parte da ordem natural da vida.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *