Alergia ou intolerância? descubra as diferenças entre as duas
Quando os primeiros sintomas começam a aparecer, surgem várias dúvidas antes de procurar um especialista, alergia ou intolerância? Dessa forma vamos tirar as principais dúvidas com o médico alergista do Sistema Hapvida, Roberto Pacheco.
Para começar é necessário entender que “a alergia é uma resposta exacerbada do organismo contra alguma proteína estranha. Ela se manifesta normalmente por reações na pele, placas vermelhas com coceira, eventualmente pode provocar também problemas digestivos como, náusea, vômitos e diarreia”, pontuou o especialista.
Já a intolerância é a diminuição da função de uma enzima que digere um determinado tipo de proteína que está presente no alimento que o paciente consumiu. A intolerância é considerada transitória, podendo ser reversível com a alteração da flora intestinal.
Diagnóstico
“O diagnóstico de alergia é feito pela história clínica e por testes alérgicos, que podem ser feitos na pele ou através de exame de sangue. Na intolerância, a história clínica também é muito importante, mesmo com a existência de provas de provocação, mas nos dois casos podem ocorrer falsos positivos”.
Roberto Pacheco
Levando sempre em consideração que a intolerância e a alergia são autolimitadas, tendo tendência de reversibilidade em crianças, já que elas estão em fase de desenvolvimento e alterações no sistema imunológico, digestivo e da flora intestinal. Já em adultos é mais difícil.
Tratamento
O alergista explica que a primeira parte do tratamento é a identificação do problema, saber se é intolerância ou alergia, lembrando que casos de alergia alimentar chega a ser raro, então muitas das vezes os diagnósticos são fechados como intolerância.
E a partir disso, se manter afastado dos alimentos que podem gerar crises, mesmo que existam medicamentos para o “fortalecimento” das enzimas, não é indicado exagerar.
Fonte: Assessoria