Agentes de trânsito de São Luís recebem capacitação da Polícia Rodoviária Federal
Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), da Prefeitura de São Luís, estão participando de um curso de aperfeiçoamento ministrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A capacitação faz parte de um termo de colaboração entre os órgãos e visa compartilhar algumas ações de cooperação técnica e de informação entre ambos, no sentido de qualificar cada vez mais os agentes de trânsito nas ações cotidianas.
A capacitação está dividida em três fases, sendo que a primeira iniciou na segunda-feira (10) e prossegue até quarta (12), contemplando, inicialmente, 30 agentes dos setores de Fiscalização, do Grupo Tático de Trânsito (GTT) e do Transporte. Com a execução das duas outras etapas do curso, um total de 90 agentes serão capacitados.
“Ações como essas aumentam a interação entre os dois órgãos e ajudam a promover uma segurança mais efetiva na área de fiscalização, além de promover a qualificação dos nossos agentes de trânsito que irão prestar um melhor serviço à sociedade, aliado às ações que estamos implementando no órgão por determinação do prefeito Eduardo Braide”, destacou o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro.
Entre os temas desenvolvidos no curso, estão técnicas de abordagens, atendimento pré-hospitalar (APH) e atualização da legislação de trânsito, conforme as últimas alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para o agente de trânsito Aldyr Júnior “o curso é de grande importância, pois é uma oportunidade para que sejam analisadas as práticas operacionais utilizadas atualmente pelos profissionais, direcionar eventuais correções e agregar novas propostas de abordagens, garantindo um trabalho de qualidade para a sociedade”, destacou Aldyr, parabenizando a SMTT e a PRF pela iniciativa.
Reinaldo Cutrim, que também é agente de trânsito, reforçou a importância na capacitação. “As técnicas de abordagens ministradas no curso foram adaptadas às atividades dos agentes, se constituindo em conhecimento útil para a proteção do profissional de fiscalização”, destacou.