Lançamento do ID Jovem reúne gestores e jovens em São José de Ribamar

Lançamento do ID Jovem reúne gestores e jovens em São José de Ribamar

 

Cerca de 300 jovens participaram do lançamento do programa Identidade Jovem em São José de Ribamar

Lançado nesta segunda-feira (04) em São José de Ribamar, o Programa Identidade Jovem (ID Jovem). O evento contou com a presença do Prefeito Luis Fernando, do vice-prefeito Eudes Sampaio, do secretário nacional de Juventude (SNJ), Assis Filho, do secretário de municipal de juventude, Antônio Filho e do conselheiro nacional de juventude, Neilson Marques, entre outras autoridades e representantes da sociedade em geral.

O ID Jovem é o documento emitido pelo Governo Federal para acesso a dois benefícios, estabelecidos pelo Estatuto da Juventude: meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos; e a reserva de vagas no transporte interestadual aos jovens com idade entre 15 e 29 anos, que pertençam a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.

Durante o lançamento, o prefeito Luis Fernando ressaltou a importância da ferramenta como mecanismo de ampliação dos direitos da juventude e destacou as ações já desenvolvidas em sua gestão que garantem benefícios aos jovens ribamarenses.

“Nossa gestão tem compromisso com a juventude porque acredita que a juventude é o coração de nossa cidade. Hoje garantimos mais um benefício e a partir dele, milhares de jovens que estão inseridos dentro das prerrogativas que norteiam o ID Jovem passarão a ter benefícios em passagens interestaduais, cultura, cinema, shows, valorizando assim aqueles que não tinham acesso”, comentou o gestor.

O prefeito lembrou ainda que desde o início de sua gestão vem reconstruindo diversos equipamentos públicos como forma de “valorização do esporte, cultura e lazer”, tripé de extrema importância para a “formação dos jovens”, a exemplo também da escola de música que esta sendo totalmente reconstruída e que deverá ser entregue este mês para a comunidade.

O secretário nacional de Juventude, Assis Filho destacou a importância do projeto para os jovens: “Este programa vai beneficiar jovens que estejam em situação de vulnerabilidade social. É necessário que os governos, sejam eles federal, estadual ou municipal, a exemplo do prefeito Luis Fernando, pensem no bem estar dos jovens e assim como o prefeito, oportunizem políticas públicas voltadas aos jovens”, ressaltou.

Para o conselheiro nacional de juventude, Neilson Marques, o Identidade Jovem será um avanço em benefício à população jovem de baixa renda. “Hoje é um dia especial, o lançamento desse programa em São José de Ribamar é a concretização de um dos primeiros direitos que nos foram garantidos pelo Estatuto da Juventude, uma verdadeira vitória das políticas públicas para a nossa juventude”, pontuou.

A estudante Bruna Silva de 18 anos, disse estar ansiosa para obter logo o benefício e ter acesso aos serviços, “É uma oportunidade única para nós que nem sempre temos condições de ter acesso ao lazer. Estou ansiosa para fazer logo meu cadastro e ter acesso aos benefícios”, agradeceu a aluna do Centro de Ensino São José de Ribamar.

Para o secretario municipal de juventude, Antônio Filho, o compromisso com a juventude, segue em frente, e o programa vai ajudar muitos deles, permitindo acesso aos benefícios. “Não podemos deixar nossos jovens ociosos e por meio desta grande parceria estamos garantindo mais inclusão social”, afirmou.

ID Jovem

A emissão da ID Jovem será por meio virtual, por meio de aplicativo para smartphone ou emitida diretamente no site da Caixa Econômica Federal, e é totalmente gratuita. A estimativa é de que este Programa beneficie 15,5 milhões de jovens brasileiros pertencentes a famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O cartão virtual dará ao jovem beneficiário o direito a meia entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos e garantirá a reserva de duas vagas gratuitas e de duas com desconto de 50% em ônibus de viagem interestaduais, embarcações e trens, garantirá ainda a emissão gratuita da carteira de identificação estudantil, além da gratuidade na inscrição para o ENEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *